Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

domingo, 8 de agosto de 2010

O Futuro da Humanidade

Trecho do livro O Futuro da Humanidade do autor Augusto Cury que conta a emocionante história de um médico e um mndigo em busca de um mundo melhor.


- "Quem somos? O que somos? Para onde vamos?

- Frequentemente me faço tais perguntas. Quanto mais as faço, mais me perco, e quanto mais me perco, mais procuro me achar.

- Olhe para as pessoas ao nosso redor. O que você vê?

- Pessoas de ternos, mulheres bem vestidas, jovens exibindo seus tênis, adolescentes arrumando o cabelo, enfim, pessoas transitando.

- A maioria dessas pessoas vive porque respira. Não perguntam mais "quem são?", "o que são?". Estão entorpecidas pelo sistema. O ser humano atual não ouve o grito da sua maior crise. Cala sua angústia porque tem medo de se perder num emaranhado de dúvidas sobre seu própio ser. No começo do século XX, a ciência prometeu ser o deus do Homo sapiens e responder a essas perguntas. Mas ela nos traiu.

- Por que ela nos traiu?

- Primeiro porque não desvendou quem somos; continuamos a ser um enigma, uma gota que por um instante aparece e logo se dissipa no palco da existência. Segundo, porque, apesar do salto na tecnologia, ela não resolveu os problemas humanos fundamentais. A violência, a fome, a discriminação, a intolerância e as misérias psíquicas não foram debeladas. A ciência é um produto do ser humano e não um deus do ser humano. Use-a e não seja usado por ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário